segunda-feira, 24 de março de 2008


Preconceito Religioso
Há tempos o Cristianismo deixou de refletir-se apenas na Igreja Católica. E nos últimos anos percebemos um considerável aumento no número de templos das mais diversas religiões, porém manifestando a fé de diferentes formas e acompanhadas de uma diversificada gama de interpretação para um Profeta em comum: Jesus de Nazaré.
De acordo com a Constituição Federal, em seu artigo 5.º, inciso VI - “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias” No entanto o que se percebe em muitas religiões é uma espécie de rifa da fé e super promoção do pedacinho do céu. Tal como uma feira-livre, onde cada pastor, padre ou missionário grita mais alto que o outro para vender seu “produto”. As discordâncias de crenças deixaram de direcionar as discussões à apenas culturas religiosas diferentes do Cristianismo, como exemplo do Budismo, Umbanda, Candomblé e Orixá, de origem africana, para entrar também numa nova contenda, mesmo que sadia, mas agora sobre uma crença em comum, porém de pontos de vista diferentes. Grupo fechado Mas parece que quando os microfones da imprensa são ligados para estas se manifestarem, algumas se calam, ou por medo da responsabilidade em assumir sua própria doutrina ou por receio de falar besteiras. Parece que algumas religiões, por um motivo ou por outro, tendem a passar a palavra de Cristo, ou mesmo a sua própria palavra, à apenas seus fieis, visto o fato de que algumas igrejas usaram de todas as artimanhas para não conceder entrevista à imprensa, a exemplo de uma determinada igreja, a qual foi procurada pela redação do jornal. Porém, Graças a Deus outras religiões não pensam assim e concordaram em dar entrevistas e até acharam importante a nossa iniciativa em elucidar, com total transparência, seus verdadeiros objetivos. É expressivo o aumento da Religião Evangélica e do número de fiéis. Isso acontece pela busca do povo em ter suas necessidades atendidas, não que isso não seja feito em outras religiões, porém às vezes as pessoas buscam uma forma diferente de conhecer a palavra de Deus.
Em referência ao preconceito,um pastor informou que ainda há um pouco de preconceito por parte da sociedade, porém esse é menor que antigamente. “Um problema também é que, em como todas as religiões, sempre pode haver alguém que se aproveite das causas religiosas para enganar os fiéis em busca de causas próprias, como, por exemplo, dinheiro e poder”, diz o pastor.

Nenhum comentário: