segunda-feira, 17 de março de 2008

“Down. A pior síndrome é a do preconceito.”


Em meio a avalanche de propagandas, muitas com conteúdo enganoso, para se dizer o mínimo, gostaria hoje de compartilhar uma boa notícia. O comercial de conscientização sobre a Síndrome de Down, criado para o grupo de pais Espaço XXI, acaba de ganhar um Leão de Bronze, no Festival Internacional do Filme Publicitário, em Cannes, na França. O comercial mostra dois meninos num carrossel, lado a lado, enquanto o texto evidencia como o preconceito se deixa trair pela imagem. O filme termina com os dizeres: “Milhares de crianças no Brasil precisam da sua ajuda. Os portadores da Síndrome de Down só precisam do seu respeito” e “Down. A pior síndrome é a do preconceito”. O objetivo do grupo de pais Espaço XXI, com a campanha, é combater a imagem negativa das pessoas com Síndrome de Down, ainda consideradas socialmente indesejadas e incapazes, apesar dos enormes progressos alcançados nos últimos 20 anos. A Síndrome de Down é a deficiência mental de ocorrência mais frequente (1 a cada 600 nascimentos). É considerada um acidente genético, passível de acontecer a qualquer casal e não apenas a mães com idade avançada. Ponto para a trama da novela da Globo em que uma menina com Down é rejeitada em escolas comuns. Uma denúncia realmente oportuna. E tentemos imaginar uma criança com a síndrome de Down como… filho ou filha nossa. Que tratamento e atitude gostaríamos que a sociedade desse a ele ou a ela?

Nenhum comentário: